Destaques

01/09/2015 10:09

Revolta dos Búzios

Surge, nec mergitur 

(Apareça e não se esconda)


João de Deus Nascimento, Lucas Dantas de Amorim Torres, Manoel Faustino dos Santos Lira e Luís Gonzaga das Virgens e Veiga são os heróis de uma revolução de ideias, de uma sedição sem armas. Foram enforcados por elaborar propostas e buscar alianças, por fazer política.

As ideias desses homens e a repressão contra eles são temas de uma grande diversidade de teses, dissertações, artigos, livros.

A Biblioteca Virtual Consuelo Pondé torna disponível hoje no acervo as obras da professora Patrícia Valim. 

Patrícia Valim é mestre em História Social e doutora em História Econômica, ambos pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Adjunta de História do Brasil Colonial no Departamento de História da UFBA. Além da Conjuração Baiana de 1798, são temas de suas pesquisas: Conjunturas Insurgentes e Cultura Política no Brasil Colonial; Administração Colonial; Lutas pela Independência Política na Bahia.

Corporação dos enteados: tensão, contestação e negociação política na Conjuração Baiana de 1798 - Tese de doutorado.

Combates pela História da Conjuração Baiana de 1798: idéias de crise e revolução no século XX - Artigo publicado na revista História Social, n. 17, segundo semestre de 2009.

Da contestação à conversão: a punição exemplar dos réus da Conjuração Baiana de 1798 - Artigo publicado na revista Topoi, v. 10, n. 18, jan.-jun. 2009, p. 14-23.

 

Outra novidade no nosso acervo é 3º dos 10 Avisos, e/ou Boletins Sediciosos afixados em vários locais da cidade do Salvador no dia 12 de agosto de 1798 e que originou o movimento conhecido como Revolta dos Alfaiates/ Conjuração Baiana/ Revolta dos Búzios. O documento tem transcrição paleográfica está em MATTOSO, Kátia M. de Queirós. Presença francesa no movimento Democrático Baiano de 1798. Editora Itapuã: Bahia, 1969, p.149. O comentário é da professora Rita de Cássia Rosado, coordenadora de pesquisa do Arquivo Público do Estado da Bahia.

 

3º Avizo ao Povo Bahinense

Além dessas novidades o acervo da Biblioteca Virtual Consuelo Pondé já conta com outras obras sobre o tema:

Dossiê Revoltas

Exposição Virtual Luis Henrique Dias Tavares 

Exposição Virtual Heróis Negros do Brasil - Elaborada pelo Arquivo público da Bahia


“Animai-vos, povo bahiense, que está por chegar o tempo feliz da nossa liberdade, o tempo em que seremos todos irmãos, o tempo em que seremos todos iguais.”  Salvador, 12 de agosto de 1798.


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.