Lisa Earl Castillo

LEC


Formou-se em Geologia e Geofísica na Universidade de Yale em 1983 e completou doutorado em Letras e Lingüística na Universidade Federal da Bahia em 2006. Atualmente é bolsista de Pós-Doutorado/Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo sob supervisão da Profa. Dra. Silvia Hunold Lara no projeto O êxodo de 1835: africanos libertos entre a Bahia e o Daomé.
F
ÁREA DE PESQUISA

Candomblé da Bahia, História afro-brasileira, Agudás (retornados), História da África (Golfo do Benin), Tradição Oral; religiões afro-brasileiras; Fotografia Etnográfica.


TESE

Entre a Oralidade e a Escrita: Percepções e Usos do Discurso Etnográfico no Candomblé da Bahia. (UFBA, 2006)
F2
ARTIGOS

José Pedro Autran e o retorno de Xangô. Religião & Sociedade, v. 35, p. 13-43, 2015. (em coautoria com Luis Nicolau Parés)

O que é que a Bahia tem?. Revista de História, v. 172, p. 1-6, 2015.

The Alaketu Temple and its Founders: Portrait of an Afro-Brazilian Dynasty. Luso-Brazilian Review (Online), v. 50, p. 83-112, 2013.

Remembrance of Things Past: the Trope of Africa in Afro-Brazilian Studies. Estudios Interdisciplinarios de America Latina y el Caribe, v. 23, p. 125-129, 2013.

Os agudás de Lagos: Brasil, Cuba e memórias atlânticas. Afro-Ásia (UFBA. Impresso), p. 407-417, 2013.

A fotografia e seus usos no candomblé da Bahia. Pontos de Interrogação: Revista de Crítica Cultural, v. 3, p. 43-71, 2013.

O terreiro do Alaketu e seus fundadores: História e genealogia familiar, 1807-1867. Afro-Ásia (UFBA. Impresso), v. 43, p. 213-259, 2011.

A Nineteenth-Century Candomble Priestess in Bahia. Slavery & Abolition, v. 31, p. 1-27, 2010. (em coautoria com Luís Nicolau Parés e Marcelina da Silva). Icons of Memory: Photography and its Uses in Bahian Candomblé. Stockholm Review of Latin American Studies, v. 4, p. 11-23, 2009.

Marcelina da Silva e seu mundo: novos dados para uma historiografia do candomblé ketu. Afro-Asia (UFBA), v. 36, p. 111-151, 2007. (em coautoria com Luís Nicolau Parés)

Les yeux de Xangô: une fille-de-saint s'exprime sûr le travail de Pierre Fatumbi Verger. Cahiers du Brésil Contemporain, Paris, v. 38/39, p. 153-171, 2000.

Necesitamos aprender bien el español: the effect of literacy in Spanish on Latino students' acquisition of English. Literacy Harvest, New York, v. 3, n.1, 1994.

The blows of life taught me how to learn: an interview with Georgina Velez. Literacy Harvest, New York, v. 1, n.2, 1992.

Los golpes de la vida me enseñaron a aprender: uma entrevista con Georgina Velez. El Español En Marcha, New York, v. 3, 1992.

The efect of education in L1 and other factors on the development of oral proficiency in L2 among adults. Eric Database Center For Applied Linguistics, Washington, D.C., v. 1990, p. ED373592, 1990.


LIVROS PUBLICADOS /ORGANIZADOS


Barganhas e querelas da escravidão: tráfico, alforria e liberdade (séc. XVIII-XIX). 1. ed. Salvador: Edufba, 2014. v. 1. 358 p. (ORG.)

Entre a oralidade e a escrita: a etnografia nos candomblés da Bahia. Salvador: Edufba, 2008. v. 1. 231p .


CAPÍTULOS DE LIVROS (Coautoria)

The Exodus of 1835: Aguda Life Stories and Social Networks. In: Derefaka, Abi Alabo; Ogundele, Wole; Alao, Akin; Ajibola, Augustus Babajide. (Org.). The Vile Trade: Slavery and the Slave Trade in Africa. 1ed.Durham, North Carolina, EUA: Carolina Academic Press, 2015, v. , p. 211-224.

'Entre memória, mito e história: viajantes transatlânticos da Casa Branca'. In: REIS, João José. AZEVEDO, Elciene. (Org.). Escravidão e suas sombras. 1ed.Salvador: Edufba, 2012, v. 1, p. 65-110.

Vida e viagens de Bamboxê Obitikô. In: Air Josè Souza de Jesus; Vilson Caetano de Sousa Junior. (Org.).

Minha Vida é Orixá. 1ed.São Paulo: Editora Ifá, 2011, v. , p. 55-86.

Between memory, myth and history: transatlantic voyagers of the Casa Branca temple. In: Ana Lúcia Araújo. (Org.). Paths of the Atlantic Slave Trade: Interactions, Identities, and Images. Amherst, New York: Cambria Press, 2011, v. , p. 203-238.

The Exodus of 1835: Aguda Life Stories and Social Networks.. In: Tunde Babawale, Akin Alao e Tony Onwumah. (Org.). Pan-Africanism and the Integration of Continental Africa and Diaspora Africa. Lagos: Centre for Black Arts and African Civilization, 2011, v. vol. 2, p. 27-51.

Flux and Reflux Revisited: Transatlantic Travel in the Reconfiguration of Afro-Brazilian Religion. In: Tunde Babawale; Akin Alao; Felix Ayoh´Omidire. (Org.). Teaching and Propagating African and Diaspora History and Culture. Lagos: Centre for Black and African Arts and Civilization, 2009, v. , p. 225-243.

Os liminares elusivos do segredo: a religiosidade afro-brasileira na fotografia de Pierre Verger. In: Alex Baradel. (Org.). O Brasil de Pierre Verger. Salvador: Fundação Pierre Verger, 2006, v. , p. 203-231. (em coautoria com Luis Nicolau Parés)

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