O que vamos festejar amanhã- apresentação

Centenario Av. 7 de Setembro Topo

Apresentação


“O que vamos festejar amanhã” é o título do artigo publicado no jornal ATARDE do dia 6 de setembro de 1915, véspera da inauguração da avenida Sete de Setembro. Repetimos este título para a exposição que marca as comemorações do centenário da construção da Avenida porque privilegiamos as notícias que dão conta do acalorado debate em torno da obra e das alterações que a paisagem sofreria com sua realização. O que queremos ressaltar é o espírito crítico que marcou, e ainda marca, a população de Salvador. Já àquela época criticava-se a falta de “uma política social complementar à obra de civilização da cidade na sua dimensão material”. Tudo muito atual.

O artigo de Rinaldo Cesar Nascimento Leite, “A remodelação de Salvador no contexto de Seabra”, que dá o tom à exposição, fundamenta-se em extensa pesquisa documental, principalmente nos jornais A Tarde e Diário de Notícias, entre 1911 e 1915, alguns dos quais vão reproduzidos na seção “Jornais” desta exposição.

Por se tratar de uma exposição permanente, a equipe da Biblioteca Virtual Consuelo Pondé continuará pesquisando fontes que poderão acrescentar conteúdos ao tema, cumprindo, assim, a função social de divulgação da História da Bahia.

Mariângela Nogueira


Artigo
Galeria
Jornais
Créditos
Recomendar esta página via e-mail: