Sobre a Biblioteca

A Biblioteca Virtual Consuelo Pondé é uma biblioteca temática, especializada na História da Bahia. O seu acervo é composto de publicações digitais, obras que se encontram em domínio público ou que foram devidamente autorizadas pelos autores para publicação e guarda, de acordo com a Lei nº 9.610 dos Direitos Autorais, assim como links e referências do material disponibilizado na Web referentes ao tema.

Assim, apresenta-se como uma biblioteca híbrida por funcionar tanto como uma biblioteca digital (disponibiliza conteúdos na íntegra para download), quanto como biblioteca virtual (serviço de referência eletrônico ao disponibilizar apenas links e referências dos materiais). 

O site da Biblioteca Virtual Consuelo Pondé é o espaço para divulgação do acervo e da História.

Através das revistas, das exposições e dossiês, com curadoria e textos de pesquisadores, o internauta vai conhecer a produção historiográfica sobre a Bahia. 

O objetivo principal da Biblioteca Virtual Consuelo Pondé é tornar acessível o conjunto de obras sobre a História da Bahia, ou obras que são fonte para a História, inovando ao se posicionar como uma biblioteca multimídia, hipertextual e interativa, bem como preservando e promovendo o acesso universal a fontes historiográficas referentes à nossa história.

A Biblioteca Virtual Consuelo Pondé é parte do Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado da Bahia da Fundação Pedro Calmon.


Histórico

Fundada em 2011, a Biblioteca Virtual 2 de Julho foi criada como forma de difundir nas redes  a História da Bahia. Foi idealizada pelo Prof. Ubiratan Castro de Araújo, historiador e grande entusiasta da História da Guerra de Independência do Brasil na Bahia, que deu à biblioteca o nome da data magna. Nestes quase quatro anos em que a Biblioteca Virtual levou o nome de 2 de Julho, realizamos exposições virtuais, levantamento de acervo, transmissão on line durante os anos de 2013 e 2014 do curso Conversando com a Sua História e outras atividades da Fundação Pedro Calmon.

Nesses anos, a BV organizou duas revistas: a Resgate da Memória com temas relacionados à História da Bahia e a Conversando com a sua História que se propunha publicar os artigos e transcrições das palestras do curso de mesmo nome organizado pelo Centro de Memória da Bahia. Realizamos os eventos: Amado Vestibular (2012) com palestras que aconteceram na Biblioteca Thales de Azevedo e Juracy Magalhães Junior, na ilha de Itaparica; Seminário Baianos de África, Africanos da Bahia: escravidão, tráfico atlântico e circulação cultural entre África e Bahia (2013), realizado com a parceria da Fundação Pierre Verger e o Colóquio História e Quadrinhos: a Bahia em HQ (2014) com cinco dias de eventos com oficinas, ciclo de palestras, exposição com a obra de Lage e show de encerramento.

No 2 de julho de 2015 a Biblioteca Virtual 2 de Julho foi rebatizada de Biblioteca Virtual Consuelo Pondé, homenageando esta importante historiadora, que foi presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), carregou a bandeira do 2 de Julho divulgando esta importante data. No dia em que lançamos nosso novo portal, mantivemos nossa seção de exposições virtuais e apresentamos além da Revista Bahia com História a nova seção dossiês. Nosso nome mudou, mas a vocação e difusão da História da Bahia se mantém!

 

Recomendar esta página via e-mail: