BOCA DE AFOFÔ NO FLIN

BV



O podcast Boca de Afofô – Sua História para por aqui, projeto da Fundação Pedro Calmon coordenado pela Biblioteca Virtual Consuelo Pondé participa a segunda edição do FLIN - Festival Literário Nacional – Diversas Leituras & Novos Caminhos, como espaço virtual dentro do festival e foi pensando para ser mais um canal de comunicação com público ao vivo. Funcionará como mais um espaço de discussão, análise, aprendizado e troca durante os dias do festival.  A proposta é que aconteça uma interação entre os convidados e o público em geral, para além das discussões estabelecidas nas mesas e conferências do Festival.

 Em formato de mesacast, o Boca de Afofô contará com três mesas por dia, totalizando 18 convidados durante os três dias de Festival. Com transmissão e tomadas ao vivo do evento, interação com público, o Boca de Afofô terá como convidados autores/as, agentes e mobilizadores culturais, dentre eles: Luana Souza (escritora e apresentadora), Scarlet Almeida (empreendedora, influenciadora digital e campeã do BBB Cajazeira, Zulu Araújo (arquiteto, mestre em cultura e sociedade e doutorando pela UFBA), Felipe Tuxá (antropólogo e professor universitário), Cairo Costa/JACA (Juventude Ativista de Cajazeira), Fernanda Maia (percussionista e compositora da banda Afrocidade), Adriel Oliveira (jovem influenciador digital no campo da leitura).

Após a realização do FLIN todos os episódios ficarão hospedados no site dos Acervos Virtuais Baianos, garantindo assim o registro, utilização e guarda desse material para posteridade.

 

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

(QUINTA) 09/06



ba

11H


“O subúrbio ferroviário de Salvador e o empreendedorismo latente no campo cultural e digital” 

Uma conversa sobre as vivências, produções e inovações com dois jovens que partiram do Subúrbio de Salvador e seguem rompendo barreiras e promovendo negócios.

 







PAULO ROGÉRIO 

É autor do livro "Oportunidades Invisíveis", sobre inovação, diversidade e empreendedorismo. Empreendedor, cofundador da Aceleradora de impacto social, Vale do Dendê, e consultor em diversidade. É da rede Alumni do Berkman Klein Center da Universidade Harvard e cofundador da empresa AFAR Ventures, com foco em economias emergentes e da startup AFRO.TV.

 

ANDERSON SIMPLÍCIO

Anderson Simplício, 33 anos, baiano, social media, criador de conteúdo digital, fotógrafo e criador da página Belezas do Subúrbio.

 


LINK PARA O PROGRAMA: https://youtu.be/8MkJHAXs0tM





ba14:30H 


“Identidade e trajetória: diálogos entre gerações” 

A forma como as relações comunitárias e todos os desdobramentos atravessam a formação de cada indivíduo, será a pauta desta entrevista que é fortalecida pelo encontro de gerações num mesmo episódio.

 









ZULU ARAÚJO

Natural de Salvador é formado em Arquitetura, mestre em Cultura e Sociedade e doutorando em Relações Internacionais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tem experiência como produtor e gestor cultural. Zulu atuou durante dez anos como diretor e conselheiro do Grupo Cultural Olodum, quando viu nascer o Bando de Teatro Olodum. Em 2003 foi diretor de Promoção, Intercambio e Divulgação de Cultura Afro-brasileira da Fundação Palmares e, em 2007, o então ministro Gilberto Gil, o indicou para presidir a instituição, onde permaneceu até 2011. O gestor cultural também ocupou a direção da Casa da Cultura da América Latina e a Coordenação Geral do Festival Latino-americano e Africano de Arte e Cultura (FLAAC), em 2012. Assessor especial da Fundação Cultural do Estado da Bahia, além de atuar como coordenador-geral na celebração dos 300 anos de Zumbi dos Palmares, Zulu foi diretor do Departamento de Intercambio e Ações Regionalizadas (DIAR) da Secretaria de Cultura da Bahia, e chefe do Comissariado da Delegação Brasileira do Terceiro Festival Mundial de Artes Negras (FESMAN) Dakar Senegal.


WENDELL MUNIZ 

23 anos, Morador de Cajazeiras, estudante de Recursos Humanos, Instrutor de FitDance, Produtor do Grupo Samba Ohana e Administrador do Cajazeiras da Depressão (página responsável pelo Big Brother Cajazeiras).

 

LINK PARA O PROGRAMA: https://youtu.be/cNO9YBp0il8



  

ba16:30H


“Ler e viver - como a leitura está entrelaçada com as nossas vidas” 

Neste programa, os três convidados conversarão de como a leitura e a escrita norteiam as respectivas rotinas de forma tão orgânica e que resultam em produtos como o livro.

 










RITA SANTANA 

Nasceu em Ilhéus, Bahia, a 22 de agosto de 1969. É graduada em Letras pela Universidade Estadual de Santa Cruz. É atriz com trabalhos em teatro, cinema e televisão; escritora e professora. Em 2004 ganha o Braskem de Cultura e Arte para autores inéditos com o livro de contos Tramela. Em 2006, Tratado das Veias (poesia) é publicado pelo selo Letras da Bahia. Publica Alforrias (poesia) em 2012, pela Editus. Em 2019 publica Cortesanias (poesia), pela Caramurê, e participa do Festival Internacional de Poesia de Buenos Aires.

 


ADRIEL OLIVEIRA [LIVROS DO DRI] 

Influenciador Literário. Um jovem baiano de 13 anos, de Salvador – BA, ficou conhecido após sofrer ataques racistas em sua conta no instagram, ao ser aconselhado por sua mãe, expôs os mesmos, criando assim milhares de fãs espalhados pelo Brasil afora.


LUANA SOUZA 

Mulher negra, cachoeirana, formada em Comunicação Social- Jornalismo. Mestra em Cultura e Sociedade e doutoranda em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Apresentadora e escritora do livro “Na Contramão do Afeto: Histórias e Trajetórias Afetivas de Mulheres Negras'', um livro-reportagem sobre as afetividades das mulheres cachoeiranas.

 

 

LINK PARA O PROGRAMA: https://youtu.be/Pv9BCpRPbXw



(SEXTA) 10/06



ba11H


“Sisudez não é seriedade: o riso e as palavras” 














TIAGO BANHA 

O comediante Tiago Banha é um dos criadores do Vatapá Comedy Club, referência da cena stand up de Salvador, também é um dos donos do Frases de Baiano - uma das maiores páginas de humor e entretenimento da Bahia, contando com milhões de seguidores. Seu estilo de humor é marcado pela relação com sua família, especificamente sua mãe, e diversas críticas sociais. Além da carreira de comediante, também atua como roteirista, tendo passado pelo Uol, Rádio Piatã FM, EC Vitória. Atualmente escreve o Pega Essa Ref. podcast de humor e variedades do Globo Play.

 




CAIRO COSTA

Mobilizador social do bairro de Cajazeiras é músico, poeta e produtor cultural, tendo formação em economia UFBA, (2018) e mestrando do PPGE-UFBA desenvolvimento econômico (2019). Enquanto produtor cultural, atua a 16 anos como membro do grupo Juventude Ativista de Cajazeiras (JACA), realizando dezenas de oficinas, cursos, projetos, filmes, músicas, eventos de arte como saraus, literários e exposições artísticas e intervenções na área da cultura.

  

LINK PARA O PROGRAMA: https://youtu.be/EuwSn1HqNW8




ba14:30H


Como a Cultura forma educadores sociais 

A relação com a comunidade possibilita o surgimento de produtos, projetos ou espaços de articulações que fortalecem as próprias comunidades. A proposta desta conversa é entender como isto vem acontecendo e como os jovens estão sendo contemplados e vem protagonizando estas pautas

 








MONA KIZOLA

Jeane Oliveira, mas conhecida como Mona Kizola, é uma jovem negra, periférica, muzenza da Sanzala de Nsumbu, filha de Nzazi, moradora de águas claras, lésbica e casada com uma preta a qual juntas tem um filho de 1 ano (o pequeno Miguel). Com apenas 19 anos, é poeta, atriz em desenvolvimento, compositora, estudante de , aprendiz de Educadora social na acopamec e participante do coletivo resistência preta.

 

IAGO SANTOS 

Aprendedor e empreendedor, designer gráfico em constante aprendizado, mentor e consultor em comunicação e negócio, idealizador e CEO do TrazFavela Delivery, cocriador da marca de mochila e acessórios @mochi_lona, Especialista em Inovação Digital pela Digital Innovation One e Coordenador de Inovação e Tecnologia da AJE-BA (Associação de Jovens Empreendedores da Bahia).

 

LINK PARA O PROGRAMA: https://youtu.be/RnP9SwK5_UQ




ba16:30H


“Conectando lugares e histórias” 

Este programa pauta a forma com qual a academia forma diferentes agentes culturais de forma transversal com suas vidas, aptidões ou estudos e ainda, desdobra nas mais diferentes experiências.

 










ANDRÉ SANTANA 

É jornalista formado pela Universidade Federal da Bahia, mestre e doutorando em Estudos de Linguagem pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), professor nos cursos de Comunicação da UNEB e da Universidade Católica do Salvador e pesquisador sobre mídia e racismo, integrando o Grupo de Pesquisa Hierarquizações Etnico-Raciais, Comunicação e Direitos Humanos (Rhecados / CNPQ) É conselheiro da Énóis e colunista do portal UOL, onde escreve semanalmente sobre política, cultura, diversidade e direitos humanos. Foi um dos fundadores do Instituto Mídia Étnica e do Correio Nagô, atuando por 15 anos (2005-2020) pela democratização da comunicação, combate às violações de direitos humanos na mídia e na luta contra o racismo, à frente de projetos e formações voltadas à juventude, comunidades periféricas e povos tradicionais.

 

FELIPE TUXÁ 

É pesquisador indígena do povo Tuxá de Rodelas, Bahia. Doutor em antropologia social pela Universidade de Brasília. É professor na Universidade do Estado da Bahia, na Licenciatura Intercultural em Educação Escolar Indígena. Colaborador do Opará: Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação.


VITOR RANGEL 

É historiador, licenciado pela UNIJORGE e mestrando em História Regional e Local pela UNEB - Campus V). Atua como Professor de História do Ensino Básico na Rede Pública do Estado da Bahia, produz conteúdos sobre Ensino de História no canal "H da História" e realiza pesquisa sobre o bairro de Cajazeiras com ênfase em história oral e memória.

 

LINK PARA O PROGRAMA: https://youtu.be/vTOGjtdFZCE




 

(SÁBADO) 11/06


ba11H 


“Mulheres e musicalidade: o campo cultural baiano” 

Cantar, recitar, dançar, escrever, produzir são algumas linguagens artísticas que vem sendo protagonizadas por diferentes mulheres e na mais diferentes pautas. E é sobre isto que este episódio irá abordar.

 









LUDMILA SINGA 

Artista visual, cantora, produtora e slam master do Slam das Minas da Bahia


MARCELA GUEDES 

Marcela Guedes Dórea, 28 anos de idade, nasceu na cidade de Salvador BA, é uma cantora, compositora multi – instrumentista e autodidata, professora de artes macias e defesa pessoais. iniciou sua carreira ainda criança cantando na igreja, na adolescência fez parte de alguns grupos de samba, Em 2019 para fortalecimento da estrutura feminina no cenário, criou o Samba Ohana afirmando que o lugar de mulher é aonde ela quiser. Se tornando uma liderança e uma referência para outras mulheres com o seu empoderamento, sua auta estima, e a sua luta pelo o reconhecimento da atuação das mulheres em qualquer espaço e contra preconceito, a discriminação e a opressão em todas as suas formas. Em cada show é uma grande troca de emoções entre Marcela Guedes e suas Malassombradas sendo uma forma a qual ela se dirije aos seus fãs como um grito de alerta para incentivar, mostrar força e coragem para cada uma delas.

 

LINK PARA O PROGRAMA: https://youtu.be/63mOsjVLwfM




ba14:30H 


“Letra, ritmo, verso e a música na Bahia.” 

Neste programa vamos conversar sobre o mundo da composição musical e como esta viagem pelo mundo das letras, rimas e versos fomenta uma estrutura criativa e artística tão semelhante quanto à produção literária

 









FERNANDA MAIA 

Percussionista, compositora e vocal na Banda Afrocidade. Quando jovem iniciou suas aulas de percussão no projeto social pertencente ao Núcleo de Música na Cidade do Saber, no município de Camaçari. Desde então, Fernanda Maia já ministrou oficinas de percussão, bem como já tocou e cantou com diversas artistas renomadas da música baiana e brasileira, dentre elas: Maragareth Menezes, Luedji Luna, Xênia França, Russo Passapuso do Baiana Systen, Ricon Sapiência, Liniker, etc. Enquanto percussionista e pesquisadora, há 10 anos tem se debruçado sobre a importância da musicalidade afro-baiana. Dentre os ritmos que mais se destacam na trajetória profissional enquanto musicista está o pagodão. Como compositora sua estética musical dialoga numa vertente voltada a mistura de ritmos: arrochadeira, pagodão , dentre outros, ritmos essencialmente baianos. Em 2018, realizou sua primeira turnê internacional para o Reino Unido. Junto com a Banda Afrocidade, se apresentou no Festival Brixton Come Together em Londres e no Festival The World Transformed, em Liverpool. Na banda Afrocidade Fernanda tem ocupado os palcos não só através da percussão, mas também com suas composições autorais como “Baby te liguei” e “As minas param o baile”,304, composições realizadas em parceria com Eric Mazzone e MC DO que apresentam de forma poética narrativas que localizam o território periférico baiano.

 

LANDE ONAWALE 

Nasceu e mora em Salvador, Bahia. Militante do Movimento Negro Brasileiro, é escritor, poeta e compositor. Desde 1996 vem publicando em antologias diversas no Brasil e Exterior. Lançou, em 2003, seu primeiro livro de poemas – O Vento. O segundo, bilíngue, veio em 2011 (Kalunga – poemas de um mar sem fim/poems of an infinite sea), ambos em edição do autor. Ainda em 2011, lançou seu primeiro livro de contos – Sete – diásporas íntimas – obra adotada, em 2012, pelo Ministério da Educação do Brasil (MEC/PNBE) para uso no ensino médio de toda rede pública do país.

 

SINHO BERNARDO

Natural e morador de Santo Antônio de Jesus (BA), Sinho Bernardo é Cantor, Compositor e Mestre em História regional e Local. Proprietário e agente cultural da SB produções artísticas. De Santo Antônio de Jesus, Recôncavo da Bahia. Sua área de trabalho é com as variações do samba, tanto em suas pesquisas como na vida musical.

 

LINK PARA O PROGRAMA: https://youtu.be/g6MbLENHmBU




ba16:30H 


“Histórias cruzadas: afirmação, negritude e trabalho nas redes.” 

Algumas pessoas são múltiplas e diversas em suas habilidades e usam isso como forma de sustento e, algumas vezes, de visibilidade. Neste programa, conversaremos como isso está presente em mulheres de Cajazeiras, mas também numa artista carioca.

 









SCARLET ALMEIDA 

25 anos, nascida em Salvador-Bahia. Empreendedora & Instrutora Nail Designer (especialista em Alongamento de Unha). Influenciadora do bairro de Cajazeiras, trazendo conteúdos de visibilidade ao bairro, elevando autoestimas, empreendedorismo e também, primeira Campeã do Big Brother Cajazeiras.


LUANA XAVIER

Carioca, nascida na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Reúne no currículo inúmeras experiências no teatro, TV, cinema e na publicidade. Luana é multifacetada, englobando também as funções de assistente social e apresentadora. Arrisca-se também como influenciadora digital, com um perfil no instagram que trata de diversos assuntos, principalmente temas ligados à valorização da negritude e assuntos engraçados do cotidiano. 

 

LINK PARA O PROGRAMA: https://youtu.be/IkgeRv7Ik7E

Recomendar esta página via e-mail: