Quatro Olhares


Apresentação 

 

4 Olhares” é uma exposição virtual idealizada pela Fundação Pedro Calmon, por meio da Casa de Cultura e Acervo Afrânio Peixoto e do Centro de Memória da Bahia. 

A ideia foi revelar e divulgar pessoas da comunidade de Lençóis que desenvolvem a arte da fotografia de forma amadora, mas com olhar e sensibilidade de um profissional, seja escolhendo a natureza como cenário, ou a paisagem arquitetônica urbana e a nossa paisagem cultural através de registros de nossas festas populares.  

Cada registro se mostra único, espontâneo, pleno de informações da gente, da peculiar arquitetura e da natureza que circunda Lençóis, Chapada Diamantina. 

São quatro olhares, cada um deles imantado pela paixão da fotografia, mostrando como esses olhares são diferenciados em suas expressões artísticas, com construções pictográficas que traduzem toda a beleza, da dureza, das dificuldades, da criação e manutenção da vida. 

Cada um de nossos fotógrafos, amadores no sentido literal da palavra, aporta à esta exposição uma confissão sobre a necessidade da arte e da cultura para que o espírito humano possa florescer e se aperfeiçoar. Como uma declaração de amor à vida, cada um deles revela belezas que a um primeiro momento podem passar desapercebidas, mas um olhar mais atento revelará que elas traduzem inspirações de um lugar onde existem cactos gigantes do tamanho das árvores e tantas coisas que enchem nossas paisagens de belezas infinitas. 

Essa exposição vem atualizar o olhar de Afrânio Peixoto sobre esse entorno tão especial que é o Parque Nacional da Chapada Diamantina.


bol