2 de Julho no Acervo da Biblioteca Virtual

2 de julho


Dois de Julho é uma das datas mais importantes da História da Bahia. A Biblioteca Virtual, desde a sua criação, busca tanto produzir conteudo sobre a temática, como exposições, revistas e o jogo, quanto disponibilizar em seu acervo fontes históricas como jornais, documentos e livros, assim como estudos acadêmicos de forma a compilar o máximo de informações possíveis para todos aqueles que visitam nosso site e acervo.

Com a proximidade das comemorações da Independência do Brasil na Bahia, disponibilizamos a todos os visitantes um conjunto de estudos sobre o tema nas diversas linguagens. As exposições virtuais trazem a informação documental e também fotográfica e também o jogo Tabuleiro Virtual, que busca despertar o interesse de crianças e jovens para o Dois de Julho. Revistas, quadrinhos e HQ's, cartilhas trazem informação para quem busca conhecer e estudar sobre o assunto. E pra quem tem interesse em documentos e fontes disponibilizamos também artigos de jornais, livros raros digitalizados, e estudos acadêmicos de forma que possamos difundir a História da Bahia.

Clique nos links e confira


Exposioções Virtuais   Revistas quadrinhos e afins   documentos históricos livros e estudos academicos
1 - Nasce o Sol a 2 de Julho - Exposição da Biblioteca Virtual sobre a Independência do Brasil na Bahia com entrevista, Imagens de jornal, vídeos e pesquisa bibliográfica.   1 - Revista Bahia com História - Edição temática sobre o 2 de Julho com uma entrevista exclusiva do historiador Handrik Kraay, documentos de Aristeu Nogueira sobre os Encourados de Pedrão, artigos e mais.


1 - Coleção Independência do Brasil na Bahia: documentos custodiados pelo Arquivo Público da Bahia. - Descrição dos documentos.  
2 - Exposição 2 de Julho -  Exposição elaborada pelo Arquivo Publico utilizando fontes documentais.
2 - Revista Conversando com a Sua História - Edição especial com transcrições de palestras do curso Conversando com a sua História sobre a temática do Dois de Julho realizadas pelos pesquisadores Milton Moura, Wlamyra Albuquerque e Helen Sabrina Gledhill.   2 - A Batalha de Pirajá (8 de novembro de 1822) - Transcrição da conferencia apresentada em 8 de novembro de 1922, no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, por ocasião do centenário da Batalha de Pirajá. O evento fez parte das comemorações do Centenário da Independência.
3 - Coleção Silvio Robatto - Exposição fotográfica do 2 de Julho através do olhar do fotógrafo Silvio Robatto.   3 - Revista Resgate da Memória - Edição temática sobre a independência da Bahia com apresentação de Wlamyra Albuquerque e artigo de Sérgio Guerra Filho, personagens históricos, documentos, nóticias e debate. 3 - Defesa do General Labatut em quanto commandou o exército pacificador da Bahia -  Livro com a transcrição da defesa.
   
4 - Jogo Tabuleiro Virtual - Jogo de tabuleiro on line que aborda questões da Independência do Brasil na Bahia   4 - 2 de Julho: 190 anos de Independencia do Brasil na Bahia - HQ que narra a história da independência em quadrinhos, com texto de  Chico Castro Junior e ilustações de Gentil. Publicado pelo jornal Atarde com
4 - Entre o Brasil e a Bahia: as comemorações do Dois de Julho em Salvador, Século XIX - aborda as comemorações do Dois de Julho no Século XIX e a importancia desta data, no contexto local e nacional.
   
    5 - 2 de Julho: a Bahia na independência nacional - Esta cartilha apresenta os episódios mais documentados da guerra pela Independência do Brasil na Bahia
5 - Memória histórica sobre as victórias alcançadas pelos itaparicanos - Livro narra a batalha de Itaparica  
    6 - Dois de Julho: a Bahia na independência do Brasil - Publicação em quadrinhos que ilustra a Guerra de Independência do Brasil na Bahia.   6 - Em honra aos heroes de 1823 - Artigo sobre as comemorações do centenario da Independência do Brasil na Bahia. Jornal O Imparcial 05/071923
    7 - Folha literária - Viva o 2 de julho! -Neste n.º 07, a Folha Literária homenageia o 2 de Julho e destaca os versos eloqüentes do poeta maior da liberdade, Antônio Frederico de Castro Alves. Que sua voz possa juntar-se a todas as vozes libertárias neste, que sempre foi o dia da festa da Liberdade!
  7 - Independência ou morte em Salvador: O cotidiano da capital da Bahia no contexto do processo de independência brasileiro (1821-1823) - Esta dissertação analisa as diversas facetas vinculadas ao processo de independência brasileiro na Bahia (1821-1823)
     8 - Maria Quitéria: a injustiçada - Adaptação para os quadrinhos da história de Maria Quitéria   8 - O Civismo Festivo na Bahia: comemorações públicas do Dois de Julho (1889-1923) - Tese que discute as comemorações da Independência na Bahia (1889-1923) abordando suas especificidades no período e relacionando-as com aspectos singulares da sociedade baiana nos anos recém-republicanos e pós-abolicionistas.
     9 - Florilégio do Dois de Julho - Compilado de poemas de Castro Alves sobre o Dois de Julho.   9 - Temática Independência do Brasil na Bahia 1820 - 1824: documentos manuscritos “avulsos” da Capitania da Bahia. - Catalogo de fontes documentais do Arquivo Público da Bahia
        10 - Collection CIBB - Independência do Brasil na Bahia – Documentos digitalizados sobre a Independência do Brasil na Bahia sediados no Arquivo Público.

   

Confira outros materiais sobre o tema no nosso acervo

   
         
          
         
Recomendar esta página via e-mail: