Arquivo Digital

1


Diversas instituições oferecem serviços online para pesquisadores e interessados pela história, seja no Brasil ou fora. São instituições públicas e privadas; arquivos, museus, universidades, centro de pesquisas, bibliotecas que divulgam a história e a memória, ampliando o acesso e a consulta de fontes documentais das mais variadas categorias com apenas um click. A Biblioteca Virtual Consuelo Pondé elencou algumas instituições dessa natureza, para divulgar o trabalho e ajudar aos “amantes” da história na navegação pela web, ou seja, nosso propósito é construir um catálogo com o maior número possível de instituições, facilitando o acesso e divulgando o serviço em nossa biblioteca. Caso deseje contribuir, entre em contato conosco e indiquei uma instituição, caso não esteja presente. Boa navegação!


Acervo da Cultura Afro Brasileira

0
Parceria entre o MINC, a UFPE e a UFG, o acervo disponibiliza um vasto material sobre a cultura afro brasileira, incluindo imagens, vídeos e áudios. Destacam-se as coleções do Patrimônio Afro-Brasileiro no Nordeste Oriental, do Museu Afro-Brasileiro da UFBA e O Direito às Memórias Negras.


 Archive.org

2
 Biblioteca digital que disponibiliza uma coleção de imagens, livros, filmes, software e músicas. Em destaque, é possível encontrar conteúdos em formato digital das bibliotecas americanas, áudios de programas antigos de rádio dos EUA, jogos e programas para MS-DOS, curtas de animação e trechos de filmes da época do cinema mudo. Em inglês.


 Arquivo Edgard Leuenroth (AEL)

2
 O AEL possui em seu acervo documentos provenientes de pessoas, famílias e instituições que acumularam durante sua trajetória registros representativos da história social, política e cultural do Brasil, América Latina, Ásia e África. Disponibiliza mais de 120 conjuntos documentais, 13 mil títulos de periódicos, 12 mil rolos de microfilmes, 60 mil fotografias e outros suportes.


Arquivo Nacional Torre do Tombo

2
 Serviço dependente da Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas que custodia um universo diversificado de patrimônio arquivístico, incluindo documentos originais do século IX até os dias de hoje.


Arquivo Público do Estado de São Paulo

3
 Páginas temáticas que oferecerem diversos caminhos de pesquisa e investigação de temais, quais sejam: imigração, imprensa, educação, repressão política, entre outros. O escopo documental do acervo inclui documentos pessoais, periódicos e revistas digitalizadas, material iconográfico, anuários estatísticos do Estado de São Paulo e outros.


Arquivo Público Municipal de Caetité

0
Criado em 1995 por iniciativa de professores da UNEB, o acervo deste Arquivo conta com documentos textuais e iconográficos que remontam ao ano de 1808. Compõem-se de documentos textuais legislativos (1808-1980); documentos textuais jurídicos (1847-1990); documentos textuais do executivo (1810-2008), além do acervo iconográfico, bibliográfico e de correspondências de arquivos privados.

Arquivo Municipal de São Félix

522
O arquivo disponibiliza documentos dos poderes executivo, legislativo e judiciário; atas, jornais e outros.

 Banco de Conteúdos Culturais

3
 Iniciativa do Ministério da Cultura com parceria da Cinemateca Brasileira e Centro Técnico Audiovisual, o site permite acesso às coleções digitalizadas de fotografias e cartazes de filmes brasileiros do acervo da Cinemateca, além de reportagens de telejornais diários da TV Tupi e registros de filmes mudos brasileiros.


 Biblioteca Nacional

3
 A Biblioteca Nacional (BN) possui um acervo de aproximadamente 9 milhões de itens e, por isso, foi considerada pela UNESCO como uma das principais bibliotecas nacionais do mundo. Inclui obras digitalizadas (bndigital), periódicos (hemeroteca digital), preservação da imagem digital (brasiliana fotográfica), acervos do Brasil e Portugal (luso-brasileira).


 Biblioteca Britânica - The British Library

2
 O site da Biblioteca Britânica disponibiliza acesso a uma variada gama de catálogos e conteúdos digitais. Destacam-se a hemeroteca digital com mais de 52 mil volumes, arquivos de áudio de história oral e manuscritos da Idade Média e Renascentista.
Em inglês


 Biblioteca Digital Camões

4
 Repositório da cultura em língua portuguesa, tendo como principal critério a publicação de obras integrais para leitura gratuita e com a possibilidade de download em formato pdf. É possível explorar o conjunto de textos e documentos por temas, autores e obras mais recentes.


 Biblioteca Digital Mundial

1
 A Biblioteca Digital Mundial disponibiliza, gratuitamente e em formato multilíngue, importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo. Atualmente são mais de 12 mil itens para consulta que incluem diários, mapas, manuscritos, jornais, fotografias e outros.


 Biblioteca Virtual da América Latina

4
 Mantido pela Fundação Memorial da América Latina, a BV@L disponibiliza um acervo documental especializado nos diferentes aspectos relacionados aos países latino-americanos.





1 2 3 4 5 6 7
Recomendar esta página via e-mail: