Michael Iyanaga

yi
Possui graduação em Execução Musical (violão e alaúde) pela Universidade da Califórnia - Irvine (2005), mestrado (2009) e doutorado (2013) em Etnomusicologia, ambos pela Universidade da Califórnia - Los Angeles. Atualmente integrante pós-doutorando no projeto de pesquisa "A Geopolítica Acadêmica da Antropologia da Religião no Brasil, ou como a Província vem sendo submetida ao Leito de Procusto" do Departamento de Antropologia e Museologia da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência em Etnomusicologia, assim como em Antropologia e História. O foco principal de sua pesquisa é a música realizada para os santos católicos na Bahia, no Brasil e em todo o Atlântico Negro. Em particular, ele desenvolve pesquisas genealógicas sobre os praticantes destas tradições. Além disso, ele também tem produção acadêmica sobre a história intelectual da etnomusicologia norteamericana e brasileira, os interlaces das metodologias etnográficas e históricas, o samba baiano e o patrimônio imaterial. Já foi envolvido em projetos de pesquisa sobre patrimônio imaterial pernambucano ligados à FUNDARPE e pelo IPHAN. Ele já lecionou no Brasil e nos Estados Unidos e os ensaios, artigos e resenhas dele são publicados em inglês e português, em revistas e livros nacionais e internacionais. Como guitarrista e violonista, ele já tocou com vários grupos e conjuntos.
F
ÁREAS DE PESQUISA

Etnomusicologia; Feminaria Musical ou epistemologias feministas sobre música no Brasil; Geopolítica Acadêmica da Antropologia da Religião no Brasil.

TESE

New World Songs for Catholic Saints: Domestic Performances of Devotion and History in Bahia, Brazil. (Universidade da Califórnia - Los Angeles, UCLA, Estados Unidos, 2013)

DISSERTAÇÃO

The Music, Performance, and Embodied Space of a Brazilian Imagined Non-Community in Los Angeles: Theorizing a Model of Structure Maintenance. (Universidade da Califórnia - Los Angeles, UCLA, Estados Unidos, 2009)
F2
ARTIGOS

On Flogging the Dead Horse, Again: Historicity, Genealogy, and Objectivity in Richard Waterman's Approach to Music. Ethnomusicology, v. 59, p. 173-201, 2015.

Why Saints Love Samba: A Historical Perspective on Black Agency and the Rearticulation of Catholicism in Bahia, Brazil. Black Music Research Journal, v. 35, p. 119, 2015.

Apresentação do Dossiê: Música e Festa. Revista Anthropológicas, v. 26, p. 1-14, 2015. (com Carlos Sandroni)

O reestudo e a etnomusicologia brasileira: Três lições teóricas a partir de uma volta à Bahia de Ralph Waddey. Música & Cultura (Salvador. Online), v. 18, p. 109-120, 2013.

An Afternoon with Angela Lühning: On Brazilian Ethnomusicology, Pushing the Limits of Academia, Community Inclusion, and Other Issues of Happenstance. Ethnomusicology Review, v. 18, p. 1, 2013. (com Angela Luhning)

Book Review: 'Making Samba: A New History of Race and Music in Brazil' and 'Feitiço decente: Transformações do samba no Rio de Janeiro (1917-1933)'. Ethnomusicology Review, v. 18, p. 1, 2013.

O samba de caruru da Bahia: Tradição pouco conhecida. ICTUS (PPGMUS/UFBA), v. 11, p. 120-150, 2010.

Review of J. Lorand Matory, Black Atlantic Religion: Tradition, Transnationalism, and Matriarchy in the Afro-Brazilian Candomblé. Pacific Review of Ethnomusicology, v. 14, p. 14, 2009.


CAPÍTULOS DE LIVROS (Coautoria)

Epistemologias feministas e a produção de conhecimento recente sobre mulheres e músicas no Brasil: algumas reflexões. In: Isabel Porto Nogueira e Susan Campos Fonseca. (Org.). Estudo de gênero, corpo e música: abordagens metodológicas. 1 ed. Goiânia e Porto Alegre: ANPPOM, 2013, v. , p. 110-136. (com Laila Rosa, Eric Hora, Laurisabel Silva, Luciano Silva, Neila Alcântara, Sheila Araújo)


TRABALHOS COMPLETOS PUBLICADOS EM ANAIS DE CONGRESSOS

A história católica do samba na Bahia: reflexões sobre a Diáspora Africana. In: VII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia, 2015, Florianópolis. Anais do VII ENABET. Florianópolis: PPGAS/UFSC, 2015. v. 7. p. 487-500.

OS PROGRAMAS DE ESTÚDIO DA RÁDIO SOCIEDADE NO CONTEXTO POLÍTICO BAIANO DE 1939 A 1942: REFLEXÕES SOBRE A SUA UTILIDADE E NECESSIDADE. In: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), 2007, São Paulo. XVII CONGRESSO DA ANPPOM, 2007. (com Pablo Blanco Sotuyo)

F3
Recomendar esta página via e-mail: