Milton Araújo Moura

Milton


Graduou-se em Filosofia na PUC-RJ. Fez Mestrado em Ciências Sociais e Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas na UFBA. Realizou Pós-Doutoramento em História na UFPE. É Professor do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História e em Cultura e Sociedade da UFBA. Coordena o Grupo de Pesquisa O Som do Lugar e o Mundo. Tem publicado sobre temas relacionados à História da Festa, sobretudo o Carnaval de Salvador, o caboclo de Itaparica e as Festas de Independência em Cartagena de Índias.
F
ÁREAS DE PESQUISA

História da Festa, sobretudo o Carnaval de Salvador, o caboclo de Itaparica e as Festas de Independência em Cartagena de Índias.

TESE

História da Festa de Independência de Cartagena de Indias, no Caribe Colombiano. Aborda-se centralmente a tensão entre a participação popular carnavalesca e as comemorações oficiais.

DISSERTAÇÃO

História dos festejos de Itaparica, sobretudo a Festa de Independência do 7 de Janeiro. Aborda-se centralmente a trajetória do Grupo Os Guaranys como eixo desses festejos desde 1939.
F2
ARTIGOS
 
Representações Sociais Dos Caboclos Em Terreiros De Candomblé Congo-Angola. Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho), v. 12, p. 37-44, 2015. (com Erivaldo Sales Nunes)

As Festas de Cartagena de Indias nas Memórias Histórico-Políticas do General Joaquín Posada Gutiérrez. Patrimônio e Memória (UNESP), v. 11, p. 160-183, 2015.

O drama étnico e político do 11 de novembro em Cartagena de Indias. Revista Brasileira do Caribe (Impresso), v. 16, p. 41-66, 2015.

CINEMA, FANTASIA E CARNAVAL EM SALVADOR (1945-1970). Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho), v. 11, p. 98-125, 2014.

A propósito de uma trilogia baiana (resenha). Afro-Ásia, v. 49, p. 339-348, 2014.

O Império em Antônio Vieira: entre o glorioso e o prosaico, o pragmático. Mosaico (Goiânia), v. 7, p. 7-21, 2014.

Êxtase e euforia: um binômio estratégico para a compreensão histórica do Carnaval contemporâneo. Revista Observatório Itaú Cultural, v. 1, p. 31-38, 2013.

As Festas de Independência em Cartagena de Indias. História, conflito e cultura num porto do Caribe. Revista Brasileira do Caribe (Impresso), v. XIV, p. 43-67, 2013.

O centro da cidade como palco da diversidade no Carnaval de Salvador no século XX. Latinidade (Rio de Janeiro), v. 1, p. 139-150, 2012.

Os ritmos calientes do Caribe num Carnaval brasileiro. Revista Brasileira do Caribe (Impresso), v. X, p. 331-362, 2010.

Cultura e diversidade. Considerações sobre a multiplicidade das manifestações. Antíteses (Londrina), v. 3, p. 321-346, 2010.

A ilha, o Carnaval e o Brasil. Breve estudo sobre o Carnaval de Gameleira no contexto dos Carnavais brasileiros. O Olho da História, v. 14, p. 1-14, 2010.

Notas sobre a presença da música caribenha em Salvador, Bahia. Revista Brasileira do Caribe (Impresso), v. IX, p. 361-387, 2009.

A fotografia numa pesquisa sobre o Carnaval de Salvador. Domínios da imagem (UEL), v. 5, p. 109-122, 2009.

Os caminhos do afro na cena musical e midiática baiana. Textos & Contextos (Salvador), v. 4, p. 27-41, 2007.

Diversidade cultural e democracia. Textos & Contextos (Salvador), Salvador, v. 3, n.3, p. 29-38, 2005.

Turismo e identidade cultural. Uma reflexão a partir do caso de Ilhéus. Especiaria (UESC), Ilhéus, v. 13-14, p. 45-60, 2004.

Doces e Bárbaros. Um estudo sobre práticas artísticas, perfis e representações. Especiaria (UESC), Ilhéus, v. 11-12, p. 73-100, 2003. (com Carlos Barros)

A experiência da esquistossomose. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , São Paulo, v. 14, n.2, p. 79-90, 1998. (com P. C. B. Alves, I. M. A. Souza e L. Andrade)

Quem quer comprar a cara dessa cidade?. Bahia Análise & Dados, Salvador, v. 8, n.1, p. 25-32, 1998.

Esses pagodes impertinentes. Textos de Cultura e Comunicação, Salvador, v. 36, n.36, p. 53-66, 1996.

O Carnaval como engenho de representação consensual da sociedade baiana. Caderno CRH (UFBA. Impresso), Salvador, v. 24-25, p. 171-192, 1996.

Morar em Salvador. Tempo Presença, Rio de Janeiro, v. 15, n.267, p. 21-23, 1993.

Notas sobre o verbo invadir no contexto social de Salvador. Cadernos do Ceas, Salvador, v. 125, n.125, p. 25-41, 1990

Alguns problemas em torno da construção de uma nova imagem da Negritude. Cadernos do CEAS (Salvador), Salvador, v. 128, n.128, p. 20-40, 1990.

A participação política no meio de baixa renda - algumas reflexões a partir do movimento de moradores de Salvador. Cadernos do CEAS (Salvador), Salvador, v. 130, n.130, p. 60-74, 1990.

Os Badameiros. O lixo das profissões ou a profissão do lixo. Cadernos do CEAS (Salvador), v. 124, p. 12-21, 1989. (com, R. J. Gonçalves)

Faraó, um poder musical. Cadernos do CEAS (Salvador), Salvador, v. 112, n.112, p. 20-39, 1987.

O veneno e as mãos. Cadernos do CEAS (Salvador), v. 108, p. 10-28, 1987.

O leite das crianças ou o leite do Presidente. Cadernos do CEAS (Salvador), v. 105, p. 65-71, 1986.

Os mutilados do sisal. Cadernos do CEAS (Salvador), v. 95, p. 16-25, 1985.

De quem é o Centro Histórico de Salvador?. Cadernos do CEAS (Salvador), v. 96, p. 40-45, 1985. (com M. L. Simões)

O Chão da Praça. Cadernos do CEAS (Salvador), v. 97, p. 56-63, 1985. (com F. Correa Neto)

A respeito de Tocaia Grande. Cadernos do CEAS (Salvador), v. 97, p. 64-73, 1985.

O povo na praça. Cadernos do CEAS (Salvador), v. 92, p. 12-22, 1984.

Pro-Álcool despeja morte no São Francisco. Cadernos do CEAS (Salvador), v. 93, p. 28-35, 1984. (com M. L. Simões)


LIVROS PUBLICADOS /ORGANIZADOS

Coisa de artista. A inquietação pela autonomia. 1. ed. Salvador: EDUFBA, 2014. v. 1. 160p . (com Armando Castro – org.)

A Larga Barra da Baía. Essa província no contexto do mundo. 1. ed. Salvador: EDUFBA, 2011. v. 1. 242p .


CAPÍTULOS DE LIVROS (Coautoria)

Região Cacaueira e Médio São Francisco. In: Carlota Gottschall; Antônio Cunha. (Org.). Panorama cultural da Bahia

Contemporânea. 1ed.Salvador: Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia - SEI; Secretaria da Cultura - SECULT, 2012, v. 1, p. 239-270.

O Oriente é aqui. O cortejo de referências fantásticas de outros mundos no Carnaval de Salvador. In: Milton Moura. (Org.). A Larga Barra da Baía. Essa província no contexto do mundo. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2011, v. 1, p. 86-129.

Um mapa político do Carnaval: reflexão a partir do caso de Salvador. In: Milton Esteves Júnior; Urpi Montoya Uriarte. (Org.).

Panoramas Urbanos: reflexões sobre a cidade. Salvador: EDUFBA, 2008, v. , p. 93-106.

A música no Centro Histórico de Salvador. In: Carlota Gottschall; Mariely Santana. (Org.). Centro da Cultura de Salvador. 1ed.Salvador: SEI:EDUFBA, 2006, v. , p. 112-133.

Os significados do Patrimônio Histórico: uma reflexão em torno do casarão incendiado em Ouro Preto. In: Salvador Trevizan. (Org.).

Comunidades sustentáveis a partir do turismo com base local. Ilhéus: Editus, 2006, v. , p. 29-44. (com Anna Maria Grammont)

Identidades. In: Antônio Albino Canelas Rubim. (Org.). Cultura e atualidade. Salvador: EDUFBA, 2005, v. , p. 117-131.

Central do Brasil: uma metáfora da pátria. In: Linda Rubim. (Org.). Cinema no Vestibular. Salvador: Centro de Estudos Avançados em Cultura/Edufba, 2003, v. , p. 181-194.

O Carnaval de Salvador no final do século XX. In: Nelson Cerqueira. (Org.). Carnaval da Bahia. Um registro estético. Salvador: Omar G, 2002, v. , p. 124-153.

World of fantasy, fantasy of World: geographic space and representation of identity in the Carnival of Salvador. In: Charles A. Perrone; Christopher Dunn. (Org.). Brazilian popular music & globalization. 2ed.New York: Routledge, 2002, v. , p. 161-176.

Hipercortejo e Metacortejo: o Carnaval baiano como interface. In: Paulo Lima. (Org.). Quem faz Salvador?. Salvador: Universidade Federal da Bahia/Prefeitura Muncipal do Salvador, 2002, v. , p. 91-99.

World of fantasy, fantasy of World: geographic space and representation of identity in the Carnival of Salvador, Bahia. In: Charles Perrone; Christopher Dunn. (Org.). Brazilian popular music and globalization. 1ed.Florida: University Press of Florida, 2001, v. , p. 161-176.

O nome da cena - uma reflexão sobre violência e espetáculo. In: Armindo Bião et alii. (Org.). Temas em contemporaneidade, imaginário e teatralidade. São Paulo/Salvador: Annablume/GIPE-CIT, 2000, v. , p. 55-68.

Organizações populares, cultura e habitação em Salvador. In: Ângela Gordilho-Souza. (Org.). Habitar contemporâneo - novas questões no Brasil dos anos 90. Salvador: UFBA, 1997, v. , p. 225-236.

Produtora, mercadora, mercadoria - uma cidade para o Carnaval?. In: Tânia Fischer. (Org.). O Carnaval baiano - negócios e oportunidades. Brasília: SEBRAE, 1996, v. , p. 59-65.

A grande novidade da participação popular - algumas reflexões a partir do meio de baixa renda de Salvador. In: Joviniano Soares de Carvalho Neto. (Org.). Eleição: democracia e cidadania. Salvador: UFBA / EGBA, 1990, v. , p. 90-121.

F3
Recomendar esta página via e-mail: