Exposições

As exposições virtuais e websites produzidos pela Biblioteca Virtual Consuelo Pondé/Fundação Pedro Calmon têm como objetivo convidar seus visitantes a conhecer um pouco mais sobre a História da Bahia, seus acontecimentos, personagens e pessoas que ajudaram a construir a nossa História.

 vetado   história e matemática
  Olhares sobre a liberdade
Trazendo um acervo ainda pouco explorado sobre as produções culturais censuradas durante a Ditadura Militar no Brasil, a exposição virtual Vetado irá propor um importante debate sobre o que era considerado subversivo no Brasil nos "Anos de Chumbo". Para além de letras de crítica ao regime político vigente a censura atuou também, sobre costumes, o comportamento sexo-afetivo, discussões raciais e até mesmo, sobre a chamada "norma culta" da escrita.
   Exposição virtual elaborada pelo Arquivo Público do Estado da Bahia sobre documentos com informações matemáticas utilizadas em pesquisas históricas.   Os trabalhos que aqui expomos são resultado destas oficinas ministradas por Alex Simões, Anderson Shon, Bianca Beatriz Menezes Lima, Luciany Aparecida Alves, Raiane Vasconcelos e Saulo Dourado em 10 das bibliotecas da Rede de Bibliotecas Comunitárias de Salvador.
         
 buzios   expo 2 de julho
  BCEP
A Biblioteca Virtual Consuelo Pondé elenca uma série de conteúdos, que versam sobre as mais diferentes facetas deste evento histórico; documentos da época, vídeos, livros, jogos, pesquisas e entrevistas com estudiosos. Esperando contribuir para a memória histórica e cultural baiana.
    Em celebração ao Dois de Julho, apresentamos a exposição virtual Nasce o sol a dois de Julho. A exposição está organizada em três eixos: fontes documentais, audiovisual e pesquisa.   A Biblioteca Central do Estado da Bahia foi criada em 13 de maio de 1811 e, está comemorando no ano de 2017 seus 206 anos! Venha conferir um pouco dessa história.
         
0
  0  

icone
A cada ano que passa mais animados ficamos e mais convencidos nos tornamos de estar no caminho certo ao promover o Concurso Escritores Escolares de Poesia e Redação. Não apenas pelos textos bem estruturados, pelos bons argumentos e enredos originais que passamos a receber em número cada vez maior, mas também e, sobretudo, pela qualidade técnica, talento e atualidade das temáticas escolhidas por estes jovens escritores e poetas.
  Já tão presente no inconsciente coletivo, nem todos conhecem o compositor da música "Boas festas" e de mais uma centena de sambas, como Brasil Pandeiro, Alegria, Camisa Listrada e tantas mais. Assis Valente, compositor, protético e ilustrador, brilhante em tudo o que fazia, era também uma alma angustiada e fascinante, autor de inúmeros sambas cantados por vozes como Carmen Miranda, por exemplo. Veja agora!
  A exposição fotográfica “Lentes Negras: festas, festejos e celebrações”, com a intenção de retratar, através do olhar artístico, as comemorações, celebrações, festejos e costumes da população negra baiana nas suas mais diversas dimensões
         
 SDSDS   01
  icone
Em meio a prédios, ladeiras, bares, comícios, frutas, verduras e brigas, com certeza já avistou o nosso personagem: o tal Cuíca de Santo Amaro.
   Diversas instituições oferecem serviços online para pesquisadores e interessados pela história, seja no Brasil ou fora. São instituições públicas e privadas; arquivos, museus, universidades, centro de pesquisas, bibliotecas que divulgam a história e a memória, ampliando o acesso e a consulta de fontes documentais das mais variadas categorias com apenas um click.   Neste 7 de setembro de 2016, celebra-se o 179º aniversário de fundação do Colégio Estadual da Bahia, o conhecido “Central”.
         
1    HGG
  Salvador
. Em sintonia com a Semana do Livro e da Biblioteca, comemorada entre os dias 23 a 29 de outubro, a Biblioteca Virtual Consuelo Pondé realiza uma homenagem, através da exposição “Memórias das Bibliotecas Públicas do Estado”, sobre as unidades que compõem o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas.
    .Seiva: Uma trincheira antifascista - Exposição com as edições da revista seiva que abordam a luta antifascista.    Salvador - Exposição comemorativa do aniversário de Salvador com textos, documentos e fotos enviadas pela população
         
 .   .
  Helio Lage
Elevador Lacerda - Exposição reúne artigo e imagens históricas de um dos mais belos cartões postais de Salvador, o Elevador Lacerda     "O que vamos festejar amanhã” é o título do artigo publicado no jornal ATARDE do dia 6 de setembro de 1915, véspera da inauguração da avenida Sete de Setembro.
   Helio Roberto Lage - Site com tiras, charges, revistas de Lage.
         
 Pedro Calmon   Edison Carneiro
  Canudos
Pedro Calmon - Texto inédito, biografia, imagens, documentos de Pedro Calmon.   Edison Carneiro - Quem foi Edison Caneiro, a listagem das suas obras, videos e documentos.     Canudos - Exposição sobre a Guerra de Canudos com fotos, gravuras, documentos e informações sobre Euclides da Cunha
 .        
Heróis negros
   Arquivo Nacional    
 Herois Negros do Brasil - Exposição realizada pelo Arquivo Público da Bahia, com documentos da Revolta dos Buzios    Arquivo Nacional - Link para as exposições virtuais realizadas pelo Arquivo Nacional.    
         
         
         
         
         
         
         



Recomendar esta página via e-mail: