Exposições

As exposições virtuais e websites produzidos pela Biblioteca Virtual Consuelo Pondé/Fundação Pedro Calmon têm como objetivo convidar seus visitantes a conhecer um pouco mais sobre a História da Bahia, seus acontecimentos, personagens e pessoas que ajudaram a construir a nossa História.

0

A historiografia padece da ausência crônica de feitos notáveis realizados por mulheres. Essa escassez, longe de significar que a mulher esteve secularmente resignada a “seu papel” doméstico e a-histórico, revela uma invisibilidade ideológica, política, perpetrada por sociedades patriarcais resolvidas em mantê-la relegada a um papel subalterno e sem valor. A partir dessa questão, a Biblioteca Virtual Consuelo Pondé busca contribuir em preencher essa lacuna, ao resgatar trajetórias de mulheres cuja excelência em sua área de conhecimento reivindica seu devido, justo e merecido lugar como sujeito histórico com a Exposição Perfis femininos. Confira!

01  0 1
Diversas instituições oferecem serviços online para pesquisadores e interessados pela história, seja no Brasil ou fora. São instituições públicas e privadas; arquivos, museus, universidades, centro de pesquisas, bibliotecas que divulgam a história e a memória, ampliando o acesso e a consulta de fontes documentais das mais variadas categorias com apenas um click.
 Já tão presente no inconsciente coletivo, nem todos conhecem o compositor da música "Boas festas" e de mais uma centena de sambas, como Brasil Pandeiro, Alegria, Camisa Listrada e tantas mais. Assis Valente, compositor, protético e ilustrador, brilhante em tudo o que fazia, era também uma alma angustiada e fascinante, autor de inúmeros sambas cantados por vozes como Carmen Miranda, por exemplo. Veja agora! Com o intuito de debater as experiências das populações remanescentes de quilombos baianos, a Biblioteca Virtual Consuelo Pondé convidou pesquisadores e estudantes quilombolas, fotógrafos, poetas, artistas e militantes que pudessem falar um pouco sobre as múltiplas Experiências quilombolas na contemporaneidade. Confira!
 
 
121 1 icone
 Em meio a prédios, ladeiras, bares, comícios, frutas, verduras e brigas, com certeza já avistou o nosso personagem: o tal Cuíca de Santo Amaro. Em sintonia com a Semana do Livro e da Biblioteca, comemorada entre os dias 23 a 29 de outubro, a Biblioteca Virtual Consuelo Pondé realiza uma homenagem, através da exposição “Memórias das Bibliotecas Públicas do Estado”, sobre as unidades que compõem o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas. A exposição fotográfica “Lentes Negras: festas, festejos e celebrações”, com a intenção de retratar, através do olhar artístico, as comemorações, celebrações, festejos e costumes da população negra baiana nas suas mais diversas dimensões.



icone Seiva .
Neste 7 de setembro de 2016, celebra-se o 179º aniversário de fundação do Colégio Estadual da Bahia, o conhecido “Central”.
Seiva: Uma trincheira antifascista - Exposição com as edições da revista seiva que abordam a luta antifascista.
"O que vamos festejar amanhã” é o título do artigo publicado  no  jornal ATARDE do dia 6 de setembro de 1915, véspera  da  inauguração da avenida Sete  de  Setembro.



. Canudos Helio Lage
Elevador Lacerda - Exposição reúne artigo e imagens históricas de um dos mais belos cartões postais de Salvador, o Elevador Lacerda.
Canudos - Exposição sobre a Guerra de Canudos com fotos, gravuras, documentos e informações sobre Euclides da Cunha.
Helio Roberto Lage - Site com tiras, charges, revistas de Lage.


 
Pedro Calmon Edison Carneiro Salvador
Pedro Calmon - Texto inédito, biografia, imagens, documentos de Pedro Clamon. Edison Carneiro - Quem foi Edison Caneiro, a listagem das suas obras, videos e documentos. Salvador - Exposição comemorativa do aniversário de Salvador com textos, documentos e fotos enviadas pela população.
   
Heróis negros Arquivo Nacional
.Herois Negros do Brasil - Exposição realizada pelo Arquivo Público da Bahia, com documentos da Revolta dos Buzios. Arquivo Nacional - Link para as exposições virtuais realizadas pelo Arquivo Nacional.


Recomendar esta página via e-mail: