Cristiana Ferreira Lyrio Ximenes

cl

Licenciada em História pela UFBA, (1994) Mestre e Doutora em História Social pela UFBA (1998) e pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2012), respectivamente. Atualmente é professora assistente da UNEB - Campus V - Santo Antonio de Jesus. Tem experiência na área de História, com ênfase em HISTÓRIA DO BRASIL/BAHIA, DIÁSPORA E ESCRAVIDÃO AFRICANA e ENSINO DE HISTORIA, atuando principalmente nos seguintes temas: tráfico de escravos, cultura e suas representações, fontes históricas e linguagens no ensino de história, currículo de história, formação de professores de história, prática e didática de ensino de história e livro didático de história. Atualmente coordena o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) de História no DCH-Campus V - UNEB.
F
 ÁREAS DE PESQUISA

Escravidão e invenção da liberdade, África e o Mundo Atlântico, Política e negócios na Bahia Colonial, Ensino de História: educação patrimonial e prática docente.

TESE

Redes comerciais e o tráfico de escravos entre a Bahia e Angola: 1755-1808. (UFF, 2012)

DISSERTAÇÃO

Joaquim Pereira Marinho: Perfil de um contrabandista de escravos na Bahia - 1828-1887. (UFBA,1998)
F2
ALGUNS TRABALHOS PUBLICADOS EM ANAIS DE CONGRESSOS

Livro didático em análise: seleção do livro didático na formação inicial de professores de história - uma reflexão necessária. In: VII Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História: novos problemas e novas abordagens, 2006, Belo Horizonte. VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História: novos problemas e novas abordagens. Belo Horizonte: FAE/UFMG, 2006.

Formação de professores de História: um estudo com os egressos do Departamento de Ciências Humanas - Campus V. In: VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História, 2006, Belo Horizonte. VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História-ENPEH: Novos Problemas e Novas Abordagens. Belo Horizonte: FAE/UFMG, 2006. v. 01. p. 01-13. (em coautoria com AQUINO, K. M. B. S)

Formação de professores de História: Um estudo com os egressos do DCH-Campus V. In: II Colóquio Formação de Educadores: Ressignificar a profissão docente, 2006, Salvador. II Colóquio Formação de Educadores: Ressignificar a profissão docente, 2006. v. 01. p. 01-12. (em coautoria com AQUINO, K.M.B.S)

F3
Recomendar esta página via e-mail: