Cândido Eugênio Domingues de Souza

cd


Licenciado (2008) e mestre (2011) em História pela UFBA. Desenvolveu pesquisa de mestrado sobre o tráfico de escravos africanos, com foco nos capitães de navio que atuaram na Salvador Setecentista abordando, tanto as relações sociais que estes personagens protagonizaram, como seus investimentos naquela que foi uma das mais lucrativas atividades econômicas do período. Atualmente é professor Assistente da UNEB, Campus IV onde desenvolve pesquisa sobre o comércio colonial e seus agentes com foco especial para o tráfico atlântico de escravos para Salvador e sua redistribuição para os sertões e outras capitanias.
F
ÁREAS DE PESQUISA

Capitães negreiros; Salvador; Tráfico de escravos; Século XVIII. Africanos da nação Angola na cidade de Salvador; estratégias familiares, comércio e ascensão na Bahia setecentista.

DISSERTAÇÃO

Perseguidores da espécie humana: capitães negreiros da Cidade da Bahia na primeira metade do século XVIII. (UFBA, 2011)
F2
 ARTIGOS

Na praya de Nossa Senhora e dos traficantes: comércio e sociabilidade na Cidade da Bahia Setecentista. Plurais: Revista Multidisciplinar da UNEB, v. 5, p. 167-184, 2014.


LIVROS PUBLICADOS /ORGANIZADOS

Africanos na Cidade da Bahia: tráfico negreiro, escravidão e identidade. Século XVIII. 1. ed. Cruz das Almas: UFRB, 2015. (em coautoria com SOARES, Carlos Eugênio Líbano ; SILVA JUNIOR, C.)


CAPÍTULOS DE LIVROS (Coautoria)

Tráfico, tempo e lucro: capitães negreiros e redes comerciais da Bahia setecentista. In: SAMPAIO, Gabriela dos Reis (Org.); CASTILHO, Lisa. E. (Org.); ALBUQUERQUE, Wlamyra Ribeiro de (Org.). (Org.). Barganhas e querelas da escravidão: tráfico, alforria e liberdade (séc. XVIII-XIX). 1ed.Salvador: Edufba, 2014, v. 1, p. 21-59.


F3
Recomendar esta página via e-mail: