Igor Gomes

ig
Formado em História pela UEFS (2005) e mestre em História pela Universidade Federal Fluminense Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: partidos políticos de esquerda no Brasil, movimentos sociais, sindicalismo e movimento operário recente, além de estudar e pesquisar sobre os grupos sociais subalternos, o banditismo, o crime e as formas de violência no século XIX. É professor do IFBA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia)
F
ÁREA DE PESQUISA

Partido dos Trabalhadores; Feira de Santana; Lutas sociais; Política; Trabalhadores.

TESE

Doutorado em andamento em História na Universidade Federal Fluminense, UFF. Palavras-chave: Sertão; História Social; banditismo.

DISSERTAÇÃO

Na Contramão do Sentido: Origens e trajetória do PT de Feira de Santana. (Universidade Federal Fluminense, 2007)
F2
ARTIGOS

A "eficiência real": apontamentos de Gramsci para uma história/concepção dos partidos políticos. Revista História e Luta de Classes, v. 9, p. 28-32, 2010.

Memória e conflito no Partido dos Trabalhadores. Revista História e Luta de Classes, v. 5, p. 73-81, 2008.


CAPÍTULOS DE LIVROS (Coautoria)

Lutar contra a ditadura e contra os "falsos" democratas: a construção do PT em Feira de Santana (1979-1984). In: Grimaldo Carneiro Zachariades. (Org.). Ditadura Militar na Bahia: história de autoritarismo, conciliação e resistências.. 1ªed.Salvador: EDUFBA, 2014, v. , p. 241-265.

Para a História da POLOP (1961-1983): debate historiográfico e apontamentos iniciais da pesquisa.. In: Elizete da Silva; Erivaldo Fagundes Neves. (Org.). Cultura, Sociedade & Política. Idéias, métodos e fontes de investigação histórica.. 1ªed.Feira de Santana: UEFS Editora, 2014, v. , p. 45-61.

História Poesia Sertão: diálogos com Eurico Alves Boaventura. Feira de Santana: EDUEFS FAPESB, 2010, v. , p. 139-150.

F3
Recomendar esta página via e-mail: