Destaques

19/08/2021 11:08

Homenagem: Consuelo Pondé

Há um ano Consuelo Pondé nos deixava

CP

Aproveitando a data comemorativa que dava nome à Biblioteca Virtual, em 2 de julho de 2015 Consuelo Pondé tornou-se sua patrona e a BV passou a portar o seu nome. Foi rebatizada de Biblioteca Virtual Consuelo Pondé, homenageando esta importante historiadora que carregou durante décadas a bandeira do 2 de Julho, divulgando esta importante data.

Vinculada ao Departamento de Antropologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), por mais de três décadas foi professora de Tupi, onde conviveu e contribuiu com a formação de diversas gerações de historiadores e intelectuais baianos. Além da atividade docente, Consuelo Pondé coordenou e dirigiu diversos órgãos e instituições ligados à produção científica, cultural e histórica tais como: o Centro de Estudos Baianos (UFBA); o Arquivo Público do Estado (Fundação Pedro Calmon); a Casa de Rui Barbosa (Academia de Letras da Bahia). Era articulista de diversos jornais baianos e membro de inúmeras instituições culturais no Brasil e fora do país, além de ocupar a cadeira n° 28 da Academia de Letras da Bahia desde 2002. Nos últimos 19 anos de vida, a professora Consuelo Pondé dedicou sua bravura, inteligência e intelectualidade a uma das instituições mais antigas (122 anos) e importantes da preservação da memória, cultura e história baianas: o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB). Na produção acadêmica, foi pioneira nos estudos dos grupos Tupis em diferentes contextos ligados à história baiana, mas também dedicou-se à escrita literária, especialmente, às crônicas.

Há exatamente um ano – 14 de maio de 2015 – a professora Consuelo Pondé nos deixou, momento em que amigos, ex-alunos, colegas e instituições prestaram suas condolências e saudade. Para o professor, jornalista, ex-aluno e amigo Sérgio Mattos (Jornal A tarde de 14/05/2015):

"Professora Consuelo era a alma do Instituto. Sua morte deixa uma lacuna muito grande nos meios culturais e intelectuais da Bahia. Fui aluno dela e, depois, trabalhamos juntos e me tornei um amigo. Ela era uma agitadora cultural fora do comum. Não tenho como dimensionar o tamanho dessa perda".

pch

O professor Edivaldo Boaventura (Jornal A tarde de 14/05/2015), dedicou lindas palavras em homenagem à amiga de mais de 50 anos:

“Ela era uma mulher de fibra, corajosa e muito determinada. Extremamente culta e solidária, tinha o Instituto como a sua segunda casa. Ela promovia a cultura baiana, que perde com a sua morte."

Quanto ao presidente do IGHB, Eduardo Morais de Castro, ele comunica que: “No próximo dia 18 de maio, durante as comemorações pelos 122 anos de fundação do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, a professora Consuelo Pondé de Sena será homenageada (post mortem) com a Medalha Bernardino de Souza. A honraria será concedida a mais quatro personalidades que lutaram e ainda lutam pela preservação da cultura do nosso Estado. A Casa da Bahia, que se mantém em pé graças à capacidade da professora Consuelo Pondé em bem administrá-la com seu talento invulgar, por 19 anos, foi renovada em seu acervo patrimonial.”

cardcp

O diretor da Biblioteca Virtual Consuelo Pondé, Clíssio Santos Santana, deixa registrado na data de hoje a “nossa imensa alegria e honra em termos como nossa Patrona uma mulher de garra, força, inteligência e bravura, uma pessoa que a duras penas defendeu, preservou e lutou pela história da Bahia, definitivamente Consuelo Pondé foi uma mulher que FEZ HISTÓRIA e que seus ensinamentos nos sirvam de lição e inspiração.”

A Biblioteca Virtual Consuelo Pondé é uma biblioteca temática, especializada na História da Bahia. O seu acervo é composto de publicações digitais, obras que se encontram em domínio público ou que foram devidamente autorizadas pelos autores. O objetivo principal da Biblioteca Virtual Consuelo Pondé é tornar acessível o conjunto de obras sobre a História da Bahia, ou obras que são fonte para a História, inovando ao se posicionar como uma biblioteca multimídia, hipertextual e interativa, bem como preservando e promovendo o acesso universal a fontes historiográficas referentes à nossa história. É parte do Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado da Bahia da Fundação Pedro Calmon.

Acesse o site da Biblioteca Virtual Consuelo Pondé:

http://www.bvconsueloponde.ba.gov.br/
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.